terça-feira, 11 de novembro de 2014

PLANO DE AULA - Letras Interdiscliplinar


APRESENTAÇÃO


Plano de aula elaborado pelos alunos Allone Cardoso, Erika Araújo, Roseli Runho e Willian de Sousa do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês, Campus Vergueiro, UNIP (noturno), para a disciplina Letras Interdisciplinar, ministrada pela Prof.ª Deborah Gomes de Paula e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Joana Ormundo.


PLANO DE AULA
Disciplina: Linguística: Semiótica e Objeto. (Interpretação de texto).
Curso: Língua portuguesa. Turma: 3° ano do Ensino Médio
Período: Manhã.


OBJETIVOS
O aluno deverá:
-Identificar a Linguística como “ciência das línguas naturais que permite descobrir o universo e compreendê-lo através dos signos verbais no ato de fala e produz-se significação, não só ao enunciar os signos mínimos, ou seja, os morfemas, mas também na produção de frases ou textos. Assim, as frases são signos, os textos são signos, qualquer produção humana dotada de sentido é um signo.” (FIORIN, Introdução a Linguística vol. 1. 2012 pag.60).
-Deverá reconhecer a importância da linguística através da semiótica e objeto, para melhor compreensão das relações de significado e significante, cultura e língua da sociedade em que está inserido.
- Formular textos que demonstrem o aprendizado adquirido em sala. Interpretação e produção de textos.


METODOLOGIA
O tema será desenvolvido a partir de quatro aulas de 50 minutos.

Conteúdo programático
1ª Aula:
Consiste em apresentação e explicação do tema “linguística, semiótica e objeto”.
 Conceituação do conteúdo com fundamentação teórica em FIORIN, José Luiz, Introdução à linguística (2002).
O professor deve apresentar a primeira aula de forma expositiva e dinâmica, através de vídeos que unem explicação, fundamentação teórica e exemplificação, parando para sanar dúvidas e dar exemplos com objetivo de esclarecer o tema proposto.

Seguindo a teoria de Saussure encontrada na fundamentação de Fiorin, “o signo linguístico não une um nome a uma coisa, mas um conceito a uma imagem acústica” (Fiorin, 2002, p.58). Desta maneira é possível interpretar que o signo é a impressão psíquica dos sons, relacionado diretamente com a semiótica e explorando assim o conhecimento de mundo do aluno.
Os vídeos e exemplos a ser utilizados devem demonstrar os conceitos de signo defendidos por Fiorin e trazer de forma clara a relação de signo, significado e significante.

Para a próxima aula, o professor pedirá aos alunos que tragam algum objeto do cotidiano que represente ou signifique algo a eles. Esse objeto será utilizado em atividade dinâmica na segunda aula.


2ª Aula:
Consiste em uma dinâmica em grupo para exercitar os conceitos de signo e significante, variando este conceito através do objeto.
A atividade ajudará a fixar os conceitos propostos, exercitar a criatividade e a compreensão de signo e objeto no texto, além das várias formas de interpretação crítica e social.
Para realizar a dinâmica e as próximas tarefas primeiramente o professor deverá dedicar um momento para a explanação do conceito de ética e cidadania, perguntando o que cada aluno sabe e acha a respeito, apenas para garantir que, tanto a dinâmica quanto as próximas atividades propostas, atinjam o resultado esperado.
Atividade dinâmica: Pode ser aplicada ao ar livre ou em sala de aula.
Usando um objeto da sala, o professor moldará a atividade, a fim de exemplificar para os alunos, mostrando a partir de um objeto simples, as várias funções que podem ser dadas a esse objeto e ampliando seu campo semântico. Inicialmente, para facilitar o processo de entendimento, deverá fazê-lo apenas através de forma gestual.
O professor pedirá então que cada aluno pegue um objeto que outro aluno trouxe, e demonstre através deste objeto, qual o seu significado e seu significante.
Para exercitar este conceito, o professor pedirá aos alunos que andem pela sala aleatoriamente e quando ele fizer sinal para parar, os alunos devem paralisar e transformar este objeto em outro “signo”, mudando o significado de seu significante através de um contexto específico.
Para consolidar o exercício, o professor continuará o processo pedindo aos alunos a cada comando de “pare“ que troquem seus objetos e dê um novo sentido a eles. Entretanto, os alunos não poderão repetir ou copiar o que já foi dito previamente, até que esteja claro o objetivo da dinâmica.
Para concluir, é revisado o objetivo da dinâmica aplicada, exemplificando parte da fundamentação teórica da aula anterior, na inconsistência do signo e como pode ser interpretado de varias formas: de maneira escrita ou falada, dando alguns exemplos de figuras de linguagem como, polissemia, metáfora ou metonímia introduzindo o aluno á outra vertente de significado e significante de maneira textual.


3ª Aula
Na terceira aula o professor relembra os conceitos de signos linguísticos encontrados em textos para a melhor compreensão e interpretação, pedindo aos alunos para encontrarem fragmentos de textos literários que exemplifiquem em palavras a dinâmica gestual realizada anteriormente.
A aula pode ser desenvolvida na biblioteca ou laboratório de informática (Os alunos podem procurar estes fragmentos em livros literários, internet, revistas e/ou jornais).
Para ajudar no entendimento, o professor apresenta um texto exemplificando a função de signos. Para esclarecer a tarefa em sala, apresenta também um texto visual através de uma arte que atribuem vários significados a um único objeto.
Como tarefa de casa, o professor pede aos alunos que criem textos em cartolinas utilizando de figuras de linguagem ou de arte, para atribuir sentido a signos modificando o significado de um significante de acordo com um determinado contexto social (político, familiar ou de âmbito cultural) que eles mesmos podem criar, para serem apresentados na aula seguinte.


4ª Aula.
Consiste na apresentação e avaliação dos textos criados, bem como reflexão do assunto e sua importância.
 


RECURSOS DIDÁTICOS
- Mídia digital contendo vídeo explicativo sobre signo, significado e significante,
-Livro: Ler e Compreender, os sentidos do texto de Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2009).
-Imagens de arte (para exemplificar signos), textos retirados da internet.


AVALIAÇÃO
Encaminhamento para uma avaliação diagnóstica e formativa. Será avaliado:
- participação em sala
- realização das tarefas
- atividades de casa.

BIBLIOGRAFIA
Básica
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e Compreender: os sentidos do texto. Editora Contexto. 3ªed. – São Paulo, 2009.
Complementar
FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística vol. 1. Objetos Teóricos. Editora Contexto. 6ª Edição. São Paulo, 2002.
FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística vol. 2. Princípios de Análise. Editora Contexto. 5ª Edição. São Paulo, 2002.
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=9LA-8nzO9XE
https://www.youtube.com/watch?v=lrfn6MKUOZY

Nenhum comentário:

Postar um comentário